Pet Saudável companhia

Dicas Especiais

Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2016

Atenção com a cama do seu cão!

Você sabia que a cama de seu cão pode conter muitos parasitas, bactérias e fungos?

Por isso, se você quiser manter a saúde do seu amigo em dia, cuidar da higiene de sua caminha é muito mais que um dever, é uma obrigação. Caso contrário, sua família também poderá ser contagiada por esses parasitas.

Na hora do passeio é comum os cães explorarem os cantos, brincarem com outros cães, molharem-se em poças, chupar e lamber tudo o que veem pela frente. E vamos concordar que é muito bom ver toda essa diversão, né? Mas, isso também significa que, quando voltam para casa, podem trazer uma infinidade de parasitas como pulgas, ácaros e carrapatos. E adivinha qual é o esconderijo favorito desses parasitas? A cama do seu animal!

Os principais parasitas que podem habitar o aparelho digestivo do seu amigo, são o Ascaris lumbricoides e o Ancylostoma caninum. Estas verminoses se alimentam do conteúdo intestinal, ou, como é o caso do Ancylostoma caninum, os cães se contagiam ao ingerirem outros resíduos infectados com ovos ou ao comerem animais infectados, como ratos ou pássaros. Os sintomas mais comuns de serem encontrados a partir da infecção destes agentes patogênicos são a perda irregular de peso, diarreia e vômitos, pelos com má aparência, tosse e também um inchaço abdominal. Se o seu pet estiver apresentando alguns dos sintomas acima, leve-o ao veterinário para checar se está tudo em ordem.

Para evitar que os parasitas acometam o seu peludo, realize a higienização da cama dele regularmente. Antes de lavá-la, convém aspirá-la para eliminar os pelos e os restos de sujeira embutida. Na hora de lavar, evite sabões que contenham amoníaco e alvejante, pois estes podem ser prejudiciais e ocasionar reações alérgicas no seu cão. Uma outra dica que pode ser útil é fazer a limpeza das patinhas do animal após o passeio. Além de uma escovação para eliminar possíveis substâncias que tenham aderido a seus pelos.

Finalmente, é extremamente importante vermifugar o seu amigo. Tornar a vermifugação um hábito constante é essencial para protegê-lo de parasitas e infecções, além de evitar o contágio para toda a família.

Lembre-se sempre que paixão pede proteção!

Fonte:  linhavermivet.com.br
Voltar