Pet Saudável companhia

Dicas Especiais

Quarta-feira, 10 de Agosto de 2016

O melhor amigo do homem, mesmo.

Aquilo que está difícil se tornará muito mais fácil e divertido com um pet ao seu lado

Acreditamos que a sintonia seja a melhor palavra para explicarmos o porquê que o convívio dos pets com os humanos resulta em muitos benefícios, ao nível de enraizar a zooterapia com cães e gatinhos como uma alternativa saudável e sem riscos para o tratamento de doenças que acometem os homens.

Vamos começar com as crianças? O autismo, por exemplo, faz com que elas tenham dificuldade no contato social, e a simples presença de um pet faz com que diminua os comportamentos negativos, como a agressividade, alienação e isolamento. As hiperativas também podem ficar muito mais calmas. E quanto aos idosos? A companhia de um peludo pode diminuir os impactos emocionais que vêm com a idade, melhorando o humor, relaxando a mente e reduzindo a agressividade e o estresse e, até mesmo, incentivando a adesão a outras terapias.

Todos nós sabemos que o câncer conduz à debilidade do corpo e, infelizmente, da mente dos pacientes, principalmente quando submetidos a radioterapia ou a quimioterapia. Nestes casos, a presença de um animal coadjuvante ao processo de tratamento e recuperação, auxilia na interação com os profissionais envolvidos, alivia a dor e o desconforto, reduz a ansiedade e os sintomas depressivos, bem como a sensação de solidão. No mesmo sentido, os benefícios se estendem aos portadores de paralisia cerebral ou deficiências motoras, casos em que se exigem muita fisioterapia e queda da autoestima, servindo o pet como um choque positivo no emocional dos pacientes e um estímulo para seu desenvolvimento mental e físico.

A sintonia é forte mesmo, ao ponto de mexer com os nossos hormônios. É comprovado que o contato com os animais ajuda a liberar os hormônios do bem, como endorfinas, acetilcolina, prolactina e oxitocina, além de diminuir os níveis de adrenalina, relacionado ao aumento da pressão arterial. Mas não se esqueça! Para que todos esse benefícios sejam certeiros é necessário que os pets sejam treinados e sadios, incluindo banhos, vacinação e vermifugação.

Assim, que os pets sejam cada vez mais "muito bem-vindos". Com certeza, eles despertarão um senso de valor próprio e instigarão a prática de hábitos positivos dos seus amigos de duas patas. Aquilo que está difícil se tornará muito mais fácil e divertido.

Fonte:  linhavermivet.com.br
Voltar